Sob a gestão do IGI, hospital municipal realiza 720 cirurgias e mais de 62 mil atendimentos

O Instituo de Gestão Integrada assumiu a gestão do Hospital Municipal Dr. Lauro Joaquim de Araújo em setembro de 2022

Correntina (BA) – O Instituto de Gestão Integrada (IGI) divulgou balanço de seis meses à frente da gestão do Hospital Municipal Dr. Lauro Joaquim de Araújo, em Correntina. Desde que assumiu a instituição, em setembro do ano passado, o IGI implantou e cumpriu um plano de investimentos em reforma física, aquisição de novos equipamentos, ampliação do número de leitos e eficiência no desenvolvimento de processos operacionais para oferecer maior qualidade e segurança aos pacientes.

Nesses seis meses, foram realizados mais de 97 mil atendimentos, sendo 7.966 consultas médicas e mais de 720 cirurgias – uma média de 7 cirurgias realizadas por dia de segunda a sexta-feira, entre outros procedimentos.

A secretária de Saúde de Correntina, Maria de Lurdes Sodré, destaca que nestes seis meses foram diversas as frentes de trabalho com o objetivo de garantir um melhor atendimento à população correntinense.

“O hospital passou por várias mudanças para melhorar os serviços de saúde à população.  Houve contratação de novas especialidades, aquisição de equipamentos, inclusive acabou de chegar monitores para a chamada de classificação de risco e um aquário na recepção. A recepção será climatizada para garantir um melhor conforto aos funcionários e usuários. Aos poucas a mudanças veem acontecendo e tenho certeza de que nossos usuários estão satisfeitos com a mudança. Se alguém tiver alguma insatisfação nos procure e vamos buscar soluções para melhorara cada vez mais os serviços de saúde ao nosso povo”, ressaltou a secretária.

O diretor-geral do hospital, Sandro Estrela, também destacou sobre as medidas que vêm sendo adotadas pela gestão para garantir um atendimento mais eficiente à aos correntinenses.

“Ao longo desse período, uma série de ações foram realizadas para organizar todos os fluxos de atendimentos do hospital e criar uma cultura de funcionamento, apoiada na efetividade e na qualidade dos atendimentos ao cidadão correntinense. Com as medidas adotadas pela nova gestão, o hospital passou a fazer uma administração mais rigorosa e otimizou a aplicação dos recursos disponíveis”, explica o diretor administrativo do hospital, Sandro Estrela.

De acordo com o diretor, o hospital adquiriu diversos equipamentos, incluindo a aquisição de novos computadores. Além disso, os servidores concursados foram cedidos ao Instituto, contratação de mais profissionais , dentre eles, enfermeiros, técnicos de Raio X, pessoal de higienização e de nutrição. Ainda de acordo com  o diretor, o trabalho está sendo feito em total harmonia com a Secretaria de Saúde, o Instituo e a comissão de fiscalização do contrato.

Autonomia

O Instituto tem autonomia para contratação de novos médicos, com objetivo de suprir a demanda do hospital. A meta é chegar aos 200 profissionais trabalhando no hospital. A emergência do hospital municipal dispõe de um anestesista, dois clínicos um cirurgião e um ginecologista obstetra atendendo de segunda a sexta-feira.

Urgência e emergência

Os atendimentos no hospital são, essencialmente, para os casos de urgência e emergência. Casos menos graves as pessoas deverão buscar atendimento nos postos de saúde mais próximos das residências destes, pois estas unidades de saúde estão preparadas para o devido acolhimento necessário dos profissionais.

Reformulação do fluxo de atendimento

O modelo de classificação dos atendimentos foi alterado. Antes, o procedimento era feito do lado externo do hospital, e agora o Instituto criou uma sala de classificação dentro do hospital municipal, oferecendo mais agilidade e conforto para os pacientes, com a implementação de um sistema eletrônico de fluxo dos atendimentos.

Os atendimentos são classificados em Verde, Amarelo, Laranja e Vermelho com objetivo de priorizar os casos mais urgentes, dando fluidez ao fluxo de atendimento. O sistema de classificação será todo feito pelo sistema, com chamada pelos monitores de televisão.

A classificação leva em consideração a classificação de gravidade de cada paciente. Por exemplo, alguém que está com a febre alta, tem prioridade sobre outros casos mais simples. Com a nova classificação, a ordem de chamada para atendimento médico está sendo realizada no mesmo padrão utilizado em grandes centros.

Novas salas

A nova direção criou a sala de sutura, ala para medicação dos pacientes e a organização do setor de ortopedia, com a criação da sala de gesso ao lado do consultório ortopédico para agilizar os atendimentos.

Outra medida que tem melhora a logística no hospital, foi a criação de farmácias internas e almoxarifado. A Central de Abastecimento Farmacêutico (CAF) está dentro do hospital, onde são concentrados os materiais e medicamentos médicos. Também foi criada a Farmácia Satélite para agilizar a entrega de medicamentos. A farmácia fica no andar térreo, próximo à sala vermelha, sala de observação e sala de medicamentos para otimizar o fluxo.

Estrutura do Hospital

Na parte de infraestrutura, a nova direção instalou ar-condicionado em vários pontos do hospital, além de uma ampla manutenção em todos os equipamentos já instalados. Foram adquiridas novas cadeiras e mesas administrativas para atender os novos funcionários do hospital.

O Instituto está modernizando a gestão do hospital, com a compra de computadores para todos os consultórios médicos e setores de atendimento. Já foram mais de 20 equipamentos instalados nestes dois meses de gestão.

Segurança do Trabalho

Houve também a contratação de um técnico de Segurança do Trabalho para garantir as boas práticas hospitalares, com foco na proteção dos profissionais.

Para garantir uma continua manutenção do hospital, foi criada uma equipe de manutenção do hospital, com quatro profissionais capacitados para garantir o funcionamento correto do hospital. Antes, a manutenção era realizada por apenas uma pessoa.

Segurança

Todo o hospital contará com o sistema de monitoramento 24 horas por câmeras. Os equipamentos já foram adquiridos e serão instalados nos próximos dias.

Sistema integrado de gestão

O Instituto está concluindo o cabeamento de rede em todo o hospital. O serviço é necessário para instalação do sistema de prontuário eletrônico, gestão de exames e atendimento médico. O cabeamento das redes vai possibilitar a instalação de telefones com ramais em todos os setores do hospital, deixando a comunicação mais organizada e ágil.

Ascom – Prefeitura de Correntina-BA

ascom@corentina.ba.gov.br