Secretaria de Saúde inicia vacinação contra gripe Influenza

Correntina (BA) – Na segunda-feira (10/04) a Secretaria de Saúde de Correntina inicia a campanha de imunização contra o vírus da influenza, causador da gripe. A vacina será disponibilizada aos grupos prioritários em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município.

Estão aptos a se vacinar contra a gripe, idosos com 60 anos ou mais, crianças de seis meses a menores de seis anos de idade (cinco anos, 11 meses e 29 dias), gestantes, puérperas, professores do ensino básico e superior, povos indígenas e de comunidades quilombolas, pessoas com comorbidades ou portadoras de deficiências, caminhoneiros e trabalhadores de transporte coletivo rodoviário, trabalhadores da saúde, das forças armadas e das forças de segurança e salvamento, trabalhadores portuários e funcionários do sistema prisional.

Programação

  • De segunda a sexta, das 7h30 às 17h haverá vacinação na Unidade Básica de Saúde (UBS), antigo SESP;
  • Dia 11/04 – Estratégia de Saúde da Família (São José), das 7h30 às 11h30 e das 13h30 às 16h30;
  • Dia 13/04 – Estratégia de Saúde da Família (São José), das 7h30 às 12h30;
  • Dia 14/04 – Estratégia de Saúde da Família (Deocleciano Silva), das 7h30 às 12h30.
  • Levar cartão de vacina, RG e cartão do SUS.

O vírus

A gripe é uma infecção aguda do sistema respiratório com grande potencial de transmissão e responsável por elevadas taxas de hospitalização em todo o Brasil. Dentre as variantes, influenza A e B são as principais causadoras de epidemias sazonais, sendo o vírus influenza A responsável por grandes pandemias. Dentre os subtipos do vírus influenza A, atualmente o H1N1 e o H3N2 são os que circulam de maneira sazonal e infectam humanos.

A Secretaria da Saúde alerta para os principais sintomas da gripe, que são febre, tosse, dor na garganta, no corpo e na cabeça.

Ascom – Prefeitura de Correntina-BA
ascom@corentina.ba.gov.br