Correntina (BA) – Ainda não chegou o mês das férias do meio do ano, mas a Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer de Correntina já iniciou os preparativos para os Jogos da Orla 2023, que serão realizados nos dias 14, 15 e 16 de julho.
A programação do evento já tem diversas modalidades esportivas confirmadas. Dentre elas, vôlei de areia, futevôlei, bóia-cross, X-1 e futmesa. O secretário de Turismo, Comércio, Indústria e Desenvolvimento Econômico de Correntina, Tales Souza, explica sobre o evento.
“Trata-se de um evento multi esportivo que contará com várias modalidades e diversas categorias. Além dos tradicionais vôlei de areia, futvolei que fazem grande sucesso desde a quantidade de atletas participantes e espectadores, teremos o boia-cross vai voltar a ser realizado na cidade, mas não para por aí, teremos grandes novidades com modalidades inéditas, o X-1 e o Futmesa, Descida de Caiaque na categoria Turismo e uma eletrizante corrida de trilha”, afirmou o secretário.
O X-1, nova modalidade esportiva, há apenas um jogador de linha e um goleiro em cada equipe. O objetivo da partida continua o mesmo, fazer gols para ser vencedor. Porém, dando destaque a habilidade individual do atleta.
O X-1 pode ser jogado tanto em quadra como no campo, ou então de forma virtual nos videogames.
Já o boia-cross é uma atividade esportiva que consiste na descida de rios praticada em câmaras de pneus de caminhão, encapadas com lona, nas quais o praticante viaja sentado (boia-cross) ou um bote inflável especialmente concebido para a atividade, onde normalmente deita-se de peito, com o tronco apoiado na embarcação e os membros para fora.
E a modalidade futmesa é praticada em uma mesa curva, na qual duas duplas utilizam de qualquer parte do corpo, menos as mãos, para passar a bola tradicional de futebol para o outro lado da mesa.
Para o secretário Tales, os eventos esportivos são produtos turísticos de grande potencial para o município. “Correntina é um verdadeiro playground natural e os Jogos da Orla serão uma grande oportunidade para potencializar o fluxo turístico em nosso município. É o tipo de evento em que recebemos além dos atletas, familiares e diversos apaixonados pelo esporte”, destacou Tales.
O diretor de Esportes de Correntina, Cidinho Souza, fala sobre o evento. “Os Jogos da Orla têm como objetivo principal fomentar o esporte em diversos segmentos, uma vez que o futevôlei, o vôlei masculino e o feminino já são uma tendência, mas os eventos ficaram meio que esquecidos pós-pandemia. Portanto, a Prefeitura de Correntina, juntamente com as Secretarias de Turismo e Cultura, Esporte e Lazer, vêm trazer essa oportunidade dos desportistas de Correntina e região participarem destes jogos que já são sucesso. E para abrilhantar ainda mais nossos jogos, iremos lançar duas novidades, o X1 e o futmesa, que já é uma febre no Brasil”, explica Cidinho.
Ascom – Prefeitura de Correntina-BA
ascom@corentina.ba.gov.br