[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_row_inner][vc_column_inner][vc_single_image image=”1412″ img_size=”full” height=”300″ size=”contain”][vc_column_text]O Brasão e a Bandeira do município foram escolhidos por meio de um concurso realizado pela Prefeitura em 1977 e desde então tem sido utilizado em todas as comunicações oficiais e cerimônias do município. Mas foi somente em 9 de julho de 2012 que o simbolo foi oficializado por meio da Lei nº 917 de 2012, assinada pelo prefeito Nilson José Rodrigues.
As vencedoras do concurso é de autoria de Jacira Soares da Silva e conta com coautoria da professora e radialista Maria Alice Bezerra dos Santos. A bandeira é formada por um retângulo de 140 cm de largura por 90 cm de altura, de fundo branco e com o brasão posicionado ao centro.
O Brasão é formado por um escudo dividido em três partes, sendo duas na parte superior e uma na parte inferior. Do lado direito está posicionado a ilustração de um boi que significa a pecuária, atividade que já foi muito intensa no município e faz parte até os dias atuais está entre as principais atividades da economia local.
Do lado direito está posicionada a imagem de uma Bateia que representa que o município foi criado a partir da entrada das bandeiras que se deslocaram para Correntina em busca de ouro.
Na parte inferior apresenta uma rede de energia elétrica com três torres interligadas por uma fiação. A imagem retrata a criação da Usina Piloto, criada no município devido as quedas d’águas do rio dos rios que passam por Correntina. A energia produzida era levada para toda região e contribuiu com o desenvolvido das cidades vizinhas.
Posicionados em cada um dos lados do Brasão, estão as ilustrações do algodão, milho e cana-de-açúcar.
Na na parte de baixo do escudo ficam a data de emancipação (30/03), o nome do município (CORRENTINA) e o ano de criação do município (1938).
A Cor branca da bandeira significa a paz, felicidade, pureza, verdade, formosura, franqueza, inteligência, equidade e amizade. Já a cor azul faz alusão aos cinco rios de águas cristalinas do município, que são eles: Correntina, Arrojado, Santo Antônio, Guará e Rio do Meio.[/vc_column_text][/vc_column_inner][/vc_row_inner][vc_column_text]
Lei Municipal nº 917/2012, de 9 de julho de 2012
Cria a Bandeira e o Brasão do Município
[/vc_column_text][vc_btn title=”Baixar” color=”green” size=”lg” align=”left” i_icon_fontawesome=”fa fa-cloud-download” add_icon=”true” link=”url:http%3A%2F%2Fcorrentina.ba.gov.br%2Fportal%2Fwp-content%2Fuploads%2Flei-917-2012-brasao-bandeira-correntina-ba.pdf||target:%20_blank|”][/vc_column][vc_column width=”1/3″][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_empty_space height=”70px”][/vc_column][/vc_row]