Correntina (BA) – A Secretaria de Saúde reforça que continua aplicando a vacina contra a meningite C para a população de um a 19 anos e profissionais da saúde. A ação faz parte da campanha nacional para garantir a proteção contra a doença.
“Com o aumento do número de casos de meningite C desde o final do ano de 2022, o Estado da Bahia ampliou a oferta da vacina temporariamente para a população nesta faixa etária de 1 a 19 anos e profissionais da saúde, que não apresenta registro de vacinação contra a meningite C. Apesar de não ter um surto da doença no estado, a vacina é a maneira mais eficaz de se prevenir contra a doença”, explica a coordenadora da Vigilância Epidemiológica de Correntina, Leila Barbosa.
A campanha de vacinação em Correntina vai até o dia 31 de maio e o local é da aplicação é no SESP, das 8h às 17h. É necessário levar caderneta de vacinação, RG, CPF e cartão do SUS.
A meningite
De acordo com a Sociedade Brasileira de Infectologia, a meningite é uma doença que leva a um quadro que pode atingir todo o organismo, por isso as manifestações são tão graves e rápidas.
Assim, diferentemente de outros males, em que se sugere observar a evolução antes de correr ao hospital, a meningite pede pressa. Diante de qualquer sintoma, é preciso procurar o pronto atendimento para que seja feito o diagnóstico e se inicie rapidamente o tratamento. A meningite é uma doença complexa e cheia de variáveis. A começar por seus múltiplos agentes, que podem ser vírus, bactérias, fungos e parasitas. Nesta reportagem, no entanto, vamos focar nas meningites virais e bacterianas, por serem as principais em crianças e as responsáveis pelos surtos no Brasil.
Ascom – Prefeitura de Correntina-BA
ascom@corentina.ba.gov.br