O programa Qualifica Bahia formou mais uma turma de alunos, dessa vez o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), ministrou o curso Mecânico Eletricista de Automóveis. A classe aprendeu sobre os sistemas de carga e partida, climatização, sinalização e Iluminação, conforto, segurança e conveniência totalizando 200 horas de aulas com o engenheiro eletricista, Jader Oliveira.
A prefeitura vem trazendo cursos profissionalizantes para que os moradores do município tenham profissão, a intenção é incentivar o crescimento econômico e independia financeira da população correntinesse. “Para mim, foi algo inovador, com esse curso vou ter mais chances para conseguir um emprego. Gostei muito do curso que o Senai e a prefeitura trouxeram para o município”, conta o aluno Adailtom Sousa da Rocha.
O coordenado pedagógico do curso, Adão Cruz, explica que as aulas foram desenvolvidas para desenvolver as competências do mecânico eletricista, para que os alunos futuramente possam trabalhar tanto na parte mecânica dos automóveis quanto a parte elétrica, também tiveram disciplinas voltadas para o empreendedorismo.
“É uma das características do programa é ir além da qualificação técnica. Os alunos aprendem como o mercado funciona como eles podem aplicar o conhecimento adquirido no curso. Desenvolvemos as competências de português, matemática, empreendedorismo e orientação profissional, nossa intenção é que eles já saiam do curso já prontos para o mercado de trabalho ou para abrir o próprio negócio”.
Estiveram presentes na entrega dos certificados as secretarias municipais de Cultura e Educação, respectivamente, Joselita Neves de Moura e Joelia Santos Silva, ambas parabenizaram a inciativa dos alunos em se profissionalizar. “Vocês tem em não um certificado de grande valia que reconhecido em todos os lugares do Brasil. Desejo que vocês empreendam, montem um negócio para que possam trabalhar e ter independência financeira”, felicitou Joselita.