Brasília (DF) – O município de Correntina foi representado, nesta segunda-feira (27/03), no encontro das guardas municipais com o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, em Brasília, pela comandante Laiara Fagundes de Oliveira e o subcomandante Gregório Rubens Silva de Novais.
Durante o encontro com o ministro, foram discutidas propostas reivindicadas pela categoria. Dentre elas, a inclusão no artigo 144 da Constituição Federal, da Guarda Municipal como órgão de segurança pública.
O ministro informou que a proposta já foi apresentada e enviada à apreciação da Presidência da República. Ainda de acordo com o ministro, avança a proposta de programas que viabilizam a aquisição, por parte dos municípios, de viaturas, armamento, munições e capacitações para as guardas, com verba à parte dos recursos ordinários já repassados aos estados por meio do Fundo Nacional de Segurança Pública.
Pelo projeto, as capacitações seriam custeadas pelo Governo Federal, mas executadas em parceria com as Academias Estaduais, o que possibilitaria a qualificação de agentes de todo o país simultaneamente. Ainda no que tange à capacitação, o ministro destacou a bolsa-formação para agentes, prevista no decreto do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania, o Pronasci II, já assinado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
O secretário de Trânsito e Segurança Pública de Correntina, Donivaldo Santos Magalhães, destacou a importância da participação da Guarda Municipal no encontro com o ministro.
“A verdadeira e eficaz participação na vida pública, dar-se quando deixamos de ser expectadores e ouvintes, e assumimos o protagonismo das transformações e mudanças necessárias através de políticas públicas. Portanto, assim que soube da reunião, tratei de conversar com prefeito Nilson José Rodrigues, Maguila, disse a ele da importância de mandarmos nossos representantes à reunião. Um ponto positivo que devemos dá ao governo federal é que isso aconteceu no início da gestão e não no final, como uma forma de angariar votos dos guardas municipais para a eleição. Ou seja, o governo federal intendeu o valor da segurança pública dos municípios e da atuação das Guarda Civil Municipal. Agora é torcer que comece logo a sair os primeiros frutos positivos dessa reunião vindos da gestão federal”, avaliou Magalhães.
A participação da Guarda Municipal de Correntina no encontro com o ministro contou com o apoio dos guardas: Reinaldo Monteiro; CMT Braga; Ramon Soares; Izdalfredo Nogueira; Fernando Lourenço; Charles Bernardino; Kênia Santos; Monica Paula; Cynthia; Sanches; e Marcelo Peruchi.
Ascom – Prefeitura de Correntina-BA
ascom@corentina.ba.gov.br