Correntina (BA) – A Secretaria de Trânsito e Segurança Pública de Correntina promoveu, no dia 10 de dezembro, um trabalho de prevenção direcionada à saúde dos agentes da Guarda Civil Municipal e demais servidores da pasta.
A medida de prevenção à saúde do trabalhador tem o objetivo de identificar possível sinais de desajustes na saúde e, nessas situações, o guarda municipal é orientando e encaminhado ao serviço médico adequado para o tratamento da enfermidade detectada nas avaliações.
Durante a ação, foram realizados testes rápidos para hepatite B e sífilis e triagem para exames de hanseníase e tuberculose, conforme explica a secretária de Trânsito e Segurança Pública de Correntina, Bitlane Rocha Santos.
“Sempre trabalhamos em parceira com as demais secretarias. E, desta vez, com a Secretaria de Saúde, cuidando da saúde dos agentes da Guarda Civil Municipal. Dessa forma, realizamos os testes rápidos para hepatite B e sífilis e triagem para exames de hanseníase e tuberculose. Contamos sempre com o apoio da coordenadoria da Vigilância Epidemiológica e Referência Técnica de doenças tropicais”.
A enfermeira Mariane Marisco, da Vigilância Epidemiológica de Correntina, explicou como foram feitos os procedimentos, que se segundo ela, visam zelar da saúde do operador de segurança pública e sua qualidade de vida no trabalho.
“Fizemos um trabalho de campo com testagens de várias patologias, zelando assim pelos guarda, e hoje (16), retornamos para fazer a leitura do PPD ou prova tuberculínica, que é quando a tuberculose está incubada e não se manifestou ainda na pessoa. O tratamento é feito antes de ela se manifestar na pessoa. Na maior parte dos testes os homens estão bem de saúde, são bem preparados e saiu tudo bem como a gente desejava”, comentou a enfermeira.
Ascom – Prefeitura de Correntina-BA
ascom@corentina.ba.gov.br