“Faça Bonito”: campanha mobiliza população para o combate ao abuso e exploração de crianças e adolescentes

Correntina (BA) – Para mobilizar a sociedade e celebrar o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, a Prefeitura de Correntina, por meio da Secretaria da Assistência Social, realizou, nesta quinta-feira (18), uma blitz educativa e um seminário envolvendo as secretarias de Saúde, Educação, Assistência Social e os profissionais do Sistema de Garantia de Direitos (SGD). Além dessas atividades, houve um concurso de poesias com a participação dos estudantes.

A proposta anual da campanha, que neste ano comemora o 20º ano de mobilização, é destacar a data para mobilizar, sensibilizar, informar e convocar toda a sociedade a participar da luta em defesa dos direitos de crianças e adolescentes.

O prefeito de Correntina, Nilson José Rodrigues, Maguila, participou dos eventos e reforçou a importância da união de todos no combate ao abuso exploração sexual de crianças e adolescentes.

“Isso é extremamente importante, isso pertence a cada um de nós, pais e mães de família. O cidadão precisa se preocupar com esse grande mal que avança cada vez mais dentro da nossa sociedade”, disse Maguila.

O secretário de Assistência Social de Correntina, Adeilton Souza, enfatizou a relevância do seminário destacando ser prioridade o cuidado e atenção às crianças e adolescentes.

“Foi um encontro que envolveu todos os órgãos atores em defesa da criança e do adolescente e contou com a participação da promotoria de Justiça, a Polícia Militar, Conselho Tutelar, servidores das Secretária de Saúde e de Educação. Foi um momento em que discutimos as políticas públicas para o enfrentamento a esta causa tão nobre em favor das crianças e dos adolescentes”, avaliou o secretário.

O promotor de Justiça doutor Vitor Cesar também participou das ações e destacou sobre o trabalho da promotoria nos casos de violência sexual contra crianças e adolescentes, além da importância do trabalho da rede de proteção, Conselho Tutelar, escolas e polícia nos casos e na proteção e auxílio as vítimas.

“Essa data, em especial, permite que a gente pare para refletir e entender porque precisamos ter esse combate, prestar atenção nos jovens, prestar atenção nas crianças e adolescentes. É um problema nacional, mas especialmente aqui, no município de Correntina, é algo que ainda falta, até mesmo, a compreensão das pessoas”, alertou o promotor.

A vice-presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Correntina (CMDCA), Edneia Nascimento reforçou que o combate deve ser feito por todos e de forma permanente. “A gente precisa combater o abuso e a exploração sexual contra crianças e adolescentes o ano todo”, afirmou.

O estudante Miguel, um dos vencedores do concurso de poesia, defendeu a mobilização das pessoas em geral no combate à exploração sexual de crianças e adolescentes.

“É preciso mobilizar as pessoas para que elas percebam que esse problema existe, às vezes, de forma que nem se percebe, mas a gente tem que lutar para impedir que ele aconteça”, ressaltou Miguel.

Estatuto da Criança e do Adolescente

O Artigo 13 do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) estabelece que os casos de suspeita ou confirmação de violência contra crianças e adolescentes deve ser denunciada. Os canais de denúncia são o Disque Direitos Humanos – “Disque 100”, o Conselho Tutelar e Delegacias. Não há necessidade de identificação do denunciante, importante é não se calar, ou fechar os olhos para algo tão sério.

Para obter mais informações, a população pode procurar o Centro de Referência Especializado em Assistência Social (CREAS) ou o Centro de Referência em Assistência Social -CRAS.

Ascom – Prefeitura de Correntina-BA
ascom@corentina.ba.gov.br