Correntina inicia vacinação infantil contra Covid-19

Correntina (BA) – A Prefeitura de Correntina, por meio da Secretaria de Saúde, iniciou a vacinação infantil contra Covid-19. Crianças de 5 a 11 anos com deficiência permanente (física, sensorial ou intelectual), assim como aquelas que se encontram em populações indígenas aldeadas, começaram a ser imunizadas na terça-feira (18). As crianças de 10 e 11 anos que não têm nenhum tipo de comorbidade também estão sendo vacinadas.

A vacinação está ocorrendo na Rua Raimundo Sales, na antiga instalação do Banco Bradesco, de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30  e das 14h às 16h30.

Além da primeira dose da vacina, as crianças também levam para casa um “certificado de coragem”.

“É um momento marcante para a gente de ver a oportunidade de nossos filhos estarem sendo imunizados. Fica, aqui, o nosso apelo para que os pais venham e tragam seus filhos. A vacina é segura e tem estudos que demonstram isso. Eu tenho filho de oito anos e não vejo a hora de chegar a vez dele”, disse a enfermeira Leiliane, que está na linha de frente da vacinação em Correntina.

Dona Edineuza não conseguia conter a emoção de poder levar a filha para se vacinar.  “Estava ansiosa para chegar esta data e achei importante ao chegar, aqui, os profissionais explicarem tudo sobre a vacina. Estou muito confiante”, contou.

“Que todos tragam seus filhos para vacinar, pois é muito importante”, afirmou a mãe Maria Aparecida.

“É bom o pai incentivar os filhos virem vacinar, pois a Covid-19 é muito perigosa”, disse o José Antônio.

O entusiasmo da criançada

Nas filas e após vacinados, os pequenos relatavam e demonstravam a esperança e a favor da vacinação. A Maria Eduarda, disse que estava ansiosa para tomar sal dose. “Estava muito ansiosa para vacinar e me prevenir contra o coronavirus. Se vacine, vacinas salvam vidas”, relatou Eduarda.

“Vacina não doe, é muito bom tomar a vacina”, encorajou Samuel, após tomar sua dose.

A vacina é segura

A vacina para crianças tem dosagem e composição diferentes daquela utilizada para os maiores de 12 anos. A formulação será aplicada em duas doses de 0,2 mL (equivalente a 10 microgramas), com pelo menos 8 semanas de intervalo entre as doses. Especialistas de todo o mundo têm afirmado que a vacina é segura, eficaz e tem êxito ao evitar formas graves da doença e morte.

“Torcemos muito para este momento. A gente sabe que a vacina é que previne contra as doenças. Prova disso é que o grande número de pessoas contaminadas diminuiu. Quem tomou a vacina e que pode ter a doença, os sintomas são mais leves. A gente fica feliz por podermos imunizar nossos pequenos contra o Covid-19. Fazemos um apelo aos pais e responsáveis para que tragam as crianças para vacinar, pois a vacina ainda é o melhor remédio. Viva o SUS, viva a ciência e viva nossa população”, destacou Lourdes Sodré, secretária de Saúde de Correntina.

Até o momento, de acordo com a Secretaria de Saúde, Correntina vacinou 170 crianças de 10 e 11 anos, e 13 crianças com deficiência e comorbidade de 5 a 11 anos.

Público adulto 

Segue a oferta da 1ª dose para quem não tomou nenhum imunizante e a 2ª dose ou dose de reforço para quem está dentro do prazo previsto para AstraZeneca, CoronaVac, Pfizer. O local de aplicação para estes é no Ginásio de Esportes, de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30 e das 14 às 16h30.

Ascom – Prefeitura de Correntina-BA
ascom@corentina.ba.gov.br