Correntina já tem três agroindústrias certificadas pelo SIM

Correntina (BA) – O município de Correntina, por meio da Secretaria de Agricultura e Desenvolvimento Rural, cumpriu as exigências legais do protocolo de intenções para participar do Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos e Insumos Agropecuários (SISBI) do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento para gestão de serviços de inspeção de produtos de origem animal, vegetal e insumos.

O cumprimento dessas exigências é pré-requisito para que o município solicite a adesão do Serviço de Inspeção Municipal (SIM) ao SISBI e, cumprindo as demais etapas, possa receber a anuência para abertura do mercado, em todo o país, para comercialização.
Além disso, a o cumprimento das exigências permite que as agroindústrias possam comercializar seus produtos de origem animal dentro dos 21 municípios que integram o Consórcio Multifinalitário do Oeste da Bahia (CONSID).

Com isso, Correntina dá mais um passo importante para fortalecer o Serviço de Inspeção Municipal (SIM), órgão responsável pela inspeção e fiscalização da produção industrial e sanitária dos produtos de origem animal, vinculado à Secretaria de Agricultura e Desenvolvimento Rural.

“Em Correntina, o SIM já certificou três empresas, sendo elas, o laticínio Ouro Branco, o abatedouro da Associação de Desenvolvimento Comunitário do Tatu e unidade processadora de pescado Rio do Meio. Além de cumprirem as exigências sanitárias, as empresas com registro junto ao SIM têm vantagens em relação à concorrência com a produção legalizada de seus produtos no mercado consumidor. Além da garantia de qualidade, segurança alimentar e participação em programas governamentais oficiais de compra direta”, explica a coordenadora do SIM em Correntina, a veterinária Luciana Rossi.

O esforço dos proprietários destas empresas em se adequarem às exigências do SIM, foi reconhecido durante a Festa da Agricultura Familiar 2022, realizada entre os dias 20 e 21 de julho. Na oportunidade, eles receberam das mãos do prefeito Nilson Rodrigues, o Maguila, placas de homenagem em reconhecimento pela importância social e econômica de empreendimento no município.


Com uma atuação em todo o município, o SIM vem incentivando a produção da agricultura familiar para que possa melhorar a renda familiar. Segundo a coordenadora do Serviço, o órgão também está trabalhando com uma unidade de produção de linguiça suína e auxiliando os produtores de mel e doce de leite do município.

“Estamos reestruturando o SIM para poder dar melhores condições aos agricultores de nosso município. Para isso, contamos com uma equipe à disposição de nossos agricultores para dar suporte na inspeção dos produtos de origem animal. O SIM é muito importante para que nossos agricultores possam vender seus produtos sem temer uma fiscalização”, afirma Hannes Tavares, secretário de Agricultura e Desenvolvimento Rural de Correntina.

Parceria

A adesão de Correntina ao Consórcio Multifinalitário do Oeste da Bahia (CONSID) em 2020, tem proporcionado avanços importantes ao município, principalmente na área de desenvolvimento econômico, é o que conta o coordenador do CONSID, Cleber Andrade.
“Fazemos um trabalho junto ao SIM e o objetivo é exatamente certificar as agroindústrias, legalizar e oferecer qualidade sanitária para o público que compra os produtos de origem animal. A parceria da prefeitura com o CONSID permite que essas agroindústrias comercializem seus produtos em todo o território de atuação do Consórcio, que são 21 municípios do Oeste da Bahia”, destaca Cleber.

O que é Serviço de Inspeção Municipal

O Serviço de Inspeção Municipal (SIM) é vinculado à secretaria municipal da agricultura, e é responsável pela inspeção e fiscalização da produção industrial e sanitária dos produtos de origem animal. Dessa forma o Sim foi criado para garantir a segurança ao consumidor no consumo de carnes, pescado, leite e derivados, ovos, mel e demais produtos de origem animal.
A missão é garantir qualidade dos produtos de origem animal que são produzidos e comercializados no município. O SIM tem a função de licenciar e fiscalizar a produção dos alimentos de origem animal, bem como registrar os produtos destinados ao consumo humano.

Como solicitar o SIM

Para registrar sua empresa no SIM, procure a Secretaria de Agricultura e Desenvolvimento Rural de Correntina.

Rua da Chácara, 445 – Loteamento Antônio de França Barbosa
CEP: 47.650-000 – E-mail: agricultura@correntina.ba.gov.br

Funcionamento: de segunda a sexta, das 7h30 às 13h30
Telefone: (77) 3488-3231

Ascom – Prefeitura de Correntina-BA
ascom@corentina.ba.gov.br