Brasília (DF) – Com o objetivo de aumentar os mecanismos de controle interno da instituição e também uma melhor prestação dos serviços à população, foi instalada na sexta-feira (18), a Corregedoria e Ouvidoria da Guarda Civil Municipal de Correntina.
Para o prefeito Maguila, que participou da solenidade, a inauguração destes serviços representa mais um avanço na valorização da Guarda Municipal da cidade. Na oportunidade, Maguila assinou um projeto de lei para a criação da Centro de Formação da Guarda Civil Municipal de Correntina. O objetivo, segundo ele, é preparar esta importante instituição para melhor atender à população.
“É um avanço muito grande que queremos dar. Nossa guarda será especializada para ser destaque no Oeste da Bahia e com condições de, no futuro, essa mesma guarda dar treinamento e especializar as guardas de outros municípios”, disse o chefe do Executivo municipal.
São atribuições da Corregedoria ações de fiscalização, comando, investigação e auditoria voltadas ao controle interno da instituição e a apuração da conduta de seus servidores. Já a Ouvidoria será um serviço direcionado ao atendimento da população. O órgão tem como meta receber, examinar e encaminhar reclamações, sugestões, elogios ou denúncias prestadas pelos cidadãos acerca da conduta dos agentes e das próprias atividades da Guarda Municipal. Caberá a ouvidoria propor soluções, orientação e resposta aos munícipes.
De acordo com Bitlane Rocha, secretária de Trânsito e Segurança Pública de Correntina, as instalações da Corregedoria e da Ouvidoria vão impactar diretamente na modernização da instituição.
“Este é um momento ímpar, tanto para a instituição Guarda Civil Municipal quanto para a população. Isso aproxima a guarda da sociedade, deixando aberta às sugestões e críticas. Todos que conhecem a guarda municipal entendem o quanto ela tem evoluído no Brasil inteiro. E em Correntina não é diferente, é uma necessidade para que a instituição venha a ser cada dia mais estruturada e com isso garanta segurança de qualidade à população”, pontuou a secretária.
O ouvidor da Guarda Municipal, Marlos Silva, destacou o compromisso da instituição. “Estamos à disposição da população para receber denúncias, reclamações e sugestões. Vamos ser mais eficazes e atender melhor nossa população”, disse.
O corregedor da Guarda Civil Municipal, Raimundo Dourado, ressaltou a importância das instituições no município. “A Ouvidoria e a Corregedoria são órgãos que fazem parte de toda organização pública, principalmente da área de segurança. E a guarda, por ser da área de segurança, ela necessitava da Ouvidora e da Corregedoria”, observou Dourado.
Para o vereador Jean da Guarda, defensor e integrante da Guarda Municipal de Correntina, a inauguração destes serviços contribuirá muito na agilização da comunicação da população com a Guarda Municipal.
“Fico feliz em participar deste evento sendo guarda municipal e estar no Legislativo para aprovar estes projetos importantes para a área da segurança pública de nosso município”, afirmou Jean.
Ascom – Prefeitura de Correntina-BA
ascom@corentina.ba.gov.br