Correntina (BA) – Com o tema “É o Frevo, É o Trio, É o Povo”, a Prefeitura de Correntina investiu para que o tradicional Carnaval aconteça e se mantenha como a principal folia do Oeste da Bahia. Além de toda a organização estrutural, a edição deste ano vai homenagear duas personalidades que fizeram história na arte, cultura e educação de Correntina.
Uma delas é dona Ena Neves Pereira, personalidade que revoluciona a educação de Correntina, deixando um legado memorável. Outra figura ilustre é o músico Romeu Ferreira. Ambos serão nomes de dois circuitos no Carnaval de Correntina.
Ena foi uma entusiasta da educação. Sempre dedicada e apaixonada pelos estudos, concluiu o Ginásio em 1957 e, após três anos, concluiu os cursos de Magistério e Contabilidade, os dois ao mesmo tempo, em 1960. Foi desafiada a assumir a direção da Escola Estadual Duque de Caxias.
À época, encontrou a escola com 96 alunos e no ano seguinte, a escola já tinha 395 alunos matriculados, da pré-escola até a quarta série primária. A Escola tinha apenas 06 professores estaduais e precisava de 12.
À educação, dedicou 56 anos de sua vida. Na cultura contribuiu para que importantes eventos acontecessem na cidade. Pra isso, regatou e manteve viva as mais diversas tradições culturais, dentre elas, a tradição das festas juninas, foi uma assessora da cultura no município.
Em 2017, dona Ena concluiu o Curso de Pedagogia, com 77 anos de idade.
Já o músico Romeu Ferreira, foi um baluarte da cultura. Integrou a banda filarmônica de Correntina, depois montou sua própria banda de axé music e animou muitos carnavais em Correntina e em outros estados, com destaque para os carnavais de Miracema do Norte em Tocantins, Ji-Paraná em Rondônia.
- Quinta-feira, 16/2
- Sexta-feira, 17/2
- Sábado, 18/2
- Domingo, 19/2
- Segunda, 20/2
- Terça-feira, 21/2