Campanha Setembro Verde reforça compromisso com a inclusão de pessoas com deficiência

Correntina (BA) – Em alusão à Campanha Setembro Verde, comemorada na quarta-feira (21), a Prefeitura de Correntina, por meio das secretarias de Assistência Social e Cidadania e de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, promoveu diversas ações que reforçam o compromisso e o desenvolvimento de políticas públicas voltadas para a inclusão de pessoas com deficiência.

Com o tema “Cidadania se faz com Inclusão e Respeito”, as secretarias promoveram uma carreata com os estudantes da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) e demais estudantes das escolas municipais. A data, 21 de setembro, é o Dia Nacional de Luta pela inclusão social da pessoa com deficiência, oportunidade em houve a carreata até a Praça Verde, culminando com atividades físicas, dança, música e o plantio de duas árvores, marcando também o Dia da Árvore, é o compromisso de termos uma cidade ainda mais sustentável.

Na oportunidade, os estudantes plantaram mudas de árvores nativas do Cerrado e participaram de diversas atividades desenvolvidas pelas secretarias. A ação mobilizou a cidade e contou com a organização da Secretaria Municipal de Educação, Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos e da APAE, além do apoio do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Secretaria de Comunicação e Governo, Secretaria de Trânsito e Segurança Pública.

Apesar de terem seus direitos de acessibilidade assegurados pela Lei Brasileira de Inclusão (LBI), a maioria das pessoas com deficiência ainda enfrentam dificuldade no acesso a direitos básicos como saúde, educação, habitação e trabalho. “Trabalhar Políticas Públicas e garantir-lhes mais dignidade e acesso aos serviços públicos é uma missão da Prefeitura de Correntina”, afirma a secretária de Assistência Social, Fernanda Barbosa dos Santos.

A secretária destaca, ainda, a importância da mobilização da sociedade a respeito da inclusão das pessoas com deficiência. “Nosso objetivo é conscientizar a população quanto à necessidade, bem como a importância, de todos nós sermos agentes de mudança para uma sociedade mais inclusiva.  Por mais que já existam leis que ajudam a promover a inclusão de pessoas com deficiência e contribuem para que essas pessoas tenham seus direitos básicos garantidos, muitos ainda relatam dificuldades no acesso à saúde, educação, trabalho e até moradia”, destaca Fernanda.

As ações da Campanha Setembro Verde incluem, ainda, palestras no dia 27 de setembro nas escolas de Catolés, às 9h, e Praia, às 14, com o tema “Direitos das Pessoas com Deficiência”, sob a responsabilidade do CRAS, CADASTRO ÚNICO e a Coordenação de Educação Especial (SEMED).

Ascom – Prefeitura de Correntina-BA
ascom@corentina.ba.gov.br