Correntina (BA) – “Observei os cuidados que a escola e os profissionais estão tendo, o ambiente. E hoje a gente está se alegrando com o espaço, com a dedicação e com os cuidados que eles estão tendo para com os alunos”, relatou Bete, mãe de uma aluna ao deixá-la nesta segunda-feira, dia 7, data em que os estudantes da rede municipal de ensino de Correntina retornaram às aulas presenciais.
O retorno presencial só foi possível graças ao avanço da vacinação infantil contra a Covid-19. Para isso, tudo foi pensado e planejado pela Secretaria de Educação para garantir um retorno com segurança, cumprindo todos os protocolos necessários.
“É com muita alegria no coração que estamos, hoje, neste dia 7 de março, dando início às atividades presenciais, nas escolas da rede pública municipal de ensino. E, retornar com as atividades presenciais, depois de vivenciar 02 anos com atividades pedagógicas não presenciais, é um desafio que exige novos olhares, e um planejamento voltado para o acolhimento dos alunos, nesse momento em que ainda não saímos da pandemia da covid 19, e que apesar de termos menos restrições, ainda precisamos estar atentos aos cuidados básicos contra esse vírus”, ressaltou a secretária de Educação, Cleonice Caires.
De acordo com Cleonice, a Secretaria de Educação elaborou protocolos sanitários pedagógicos, plano de ação e novas diretrizes para este novo formato. Além disso, durante o período de dois anos, a Prefeitura de Correntina fez vários investimentos na educação. Muitas escolas foram totalmente recuperadas, não somente reformadas e ampliadas, mas também construídas para que fosse possível garantir as melhores condições aos alunos.
“E, aos nossos profissionais da Educação, quero, aqui, agradecer por todo esforço, empenho e dedicação que tiveram ao longo destes dois anos. Feliz retorno às atividades presenciais”, destacou Cleonice.
Escolas novas
Os alunos da Escola de Arrojelândia, do Bairro São José, de Aparecida do Oeste, do Distrito do Rosário, do Povoado de Caruaru, de Catolés, de Santo Antônio, da Escola Anísia, da Escola Vila Nova, estão retornando e sendo acolhidos em um novo ambiente, num espaço mais acolhedor, porque são escolas recém construídas e ampliadas.
“Para nós é motivo de realização, e a alegria seria bem maior se todos os nossos alunos estivessem hoje recebendo escolas novas como essas citadas, agora. Pois, todos os nossos alunos são merecedores de novos ambientes, novos espaços. Mas, aos poucos, o governo municipal vai realizando esse sonho, um sonho sonhado por todos que fazem a educação do nosso município acontecer”, afirmou Cleonice.
Há novas escolas em construção, como São Manoel e Silvânia. E em outras escolas, algumas reformas já foram feitas e uma minoria aguarda por pequenas reformas e reparos. Foi construído, também, o Centro Municipal de Educação Infantil na comunidade do Bom Sucesso e esse ano, ainda, será entregue o Centro Municipal de Educação Infantil, no Distrito do Rosário, para acolher as crianças destas comunidades.
Ascom – Prefeitura de Correntina-BA
ascom@corentina.ba.gov.br